Dois caminhos bem diferentes I

Essa semana duas notícias bem diferente chamaram muito minha atenção.

A primeira, e a melhor, foi a matéria do Jornal Hoje de 07/01 sobre a “cidade das bicicletas”. Afuá, (40.000 hab.) no estado do Pará, é apresentada como a cidade onde o carro não tem vez e onde todo o transporte é feito com bicicletas. Dada a famosa “lisura” do jornalismo global, fiz uma pequena pesquisa no oráculo e realmente foi impossível achar uma única imagem de Afuá onde aparecesse um veículo terreste movido a combustão.

Lá, as bicicletas são, açougue, táxi, publicidade móvel e até ambulância. E se você está se perguntando como é possível carregar um paciente em um veículo de apenas duas rodas, te digo que a população afuaense conta com uma versão moderna do poeta modernista Oswald de Andrade. Isso mesmo, no melhor espírito antropofágico, o sr. Raimundo Socorro Souza Gonçalves adaptou sua magrela para poder transportar sua família com mais comodidade e deu início a toda uma cadeia de iniciativas para a reinvenção da bicicleta baseada nas necessidades locais.

De táxi a ambulância, todo tipo de transporte terrestre é movido a propulsão humana. No entando, há que se entender que o desenvolvimento dessa cultura da bicicleta está determinado pelas características estruturais da cidade, construída sobre palafitas onde muitas ruas são pontes de madeira fincadas no solo alagadiço da floresta fluvial. A circulação de carros e motos é proibida mas o imaginário do automóvel está muito presente na cidade. Os bicitáxis são chamados de carros e tentam seguir o conceito e as modas ligadas ao automóveis, como por exemplo o “tunning”.

É sempre muito difícil analisar uma realidade sem uma experiência “in loco” mas acredito que Afuá deve ser tida, no mínimo, como uma comprovação de que o desenvolvimento baseado em pequenos núcleos comunitários comunicados por transporte coletivo é perfeitamente viável e alternativo ao padrão metropolitano.

Um texto muito bacana do qual tirei muitas das informações usadas neste post pode ser encontrado aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s