Mitos acerca do mito I: The Look

Desde que Lance Armstrong anunciou seu retorno, muitas páginas e megabytes têm sido gastos tratando de sua trajetória até a consagração no Tour de France, bem como de seus objetivos atuais, reais chances no pelotão 2009, interesses comerciais, enfim, a imprensa está aproveitando ao máximo a oportunidade de, ao mesmo tempo que questiona,  alimentar o mito.

Um dos momentos mais marcantes de todas as vitórias do americano em território francês ficou conhecida como “The Look”, numa tradução bem chinfrim, “a olhada”. Segundo a empolgação dos narradores que transmitiam a 10ª etapa do Tour de 2001, a olhada para trás de Armstrong teria sido uma provocação, ou um desafio ao alemão Jan Ullrich.

No site do fan clube de Phil Liggett, atual locutor de ciclismo da emissora inglesa ITV, sua narração do momento “The Look” foi consagrada a categoria de pérola: ““well, are you coming or not and the answer is NOT!” Refers to “The Look”: Armstrong looks straight into the eyes of Jan Ullrich (added 12-Aug-05)”.

Por aqui, essas palavras ainda reverberam como por exemplo na matéria de capa da revista VO2 (outubro 2008, p.64). Lendro Bittar, que assina a matéria, cometeu o mesmo “equívoco” do resto do mundo reiterando a impressão de que o olhar de Armstrong fora dirigido a Ullrich.

Em entrevista a Phil Liggett e Paul Sherwen (ex-clicista profissional e parceiro de Liggett nas transmissões da ITV), contudo, Armstrong nega que a intenção tenha sido provocar ou desafiar o ciclista alemão e afirma que estava tentando localizar seus companheiros de equipe. Aos jornalistas alimentadores de mitos, o consolo do Cowboy ser um cara bem educado e ter se desculpado por jogar um balde de água fria na empolgação de todos.

Anúncios

Um comentário em “Mitos acerca do mito I: The Look

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s